SAI DAS DIVIDAS

12/10/2013

CPA 20 - Modulo 7 - Mensuração, Gestão de Performance e Risco II I


MEDIDAS DE PERFORMANCE : INDICADORES E SUAS LIMITAÇÕES


ÍNDICE BETA:  o beta é um termômetro que mede a aderência de uma ação ou uma carteira de ações junto ao seu benchmarks (IBOVESPA) tendo por definição beta = 1 ,

A vantagem de calcular o beta de uma carteira é dimensionar seu risco em relação à média do mercado. Este índice geralmente oscila entre zero e 2. Veja o que cada graduação significa:

Ação ou carteira com beta 1:O beta da carteira do IBOVESPA é igual a 1, justamente porque esta é a carteira utilizado Brasil como parâmetro de movimento de mercado. É possível formar uma carteira de ações com beta 1 utilizando um número bem menor de papéis do que os 57 que compõem o Ibovespa. Esta carteira terá risco bem próximo da média do mercado.O beta dos Fundos de Ações Passivos Ibovespa, por exemplo, é muito próximo de 1.Esses fundos não são compostos por 57 ações, já que muitas têm peso pequeno no índice, o que dificultaria muito a gestão da carteira. Os gestores escolhem um número menor de papéis e alocam maior ou menor peso a cada um deles, de forma que a carteira esteja sempre colada ao índice utilizado como benchmark.

Ação ou carteira com beta acima de 1:Esse tipo de ação ou de carteira indica risco acima da média do mercado. Teoricamente,quanto maior o beta, maior será a sensibilidade da carteira em relação ao movimento médio da bolsa. Isso quer dizer que, em momentos de alta do Ibovespa, a carteira tende a subir mais do que o índice. Já em momentos de baixa, tende a cair mais. Carteiras com beta muito acima de 1 significam risco alto e são indicadas para investidores agressivos.

Ação ou carteira com beta abaixo de 1:Esse tipo de ação ou de carteira indica risco abaixo da média do mercado. Teoricamente,quanto menor o beta, menor será a sensibilidade da carteira em relação ao movimento médio da bolsa. Em momento de queda do Ibovespa, a carteira tende a cair menos do que o índice, ou pode até mesmo continuar com variação positiva. Mas, em momentos de alta, tende a subir menos. Carteiras com beta abaixo de 1 são defensivas. Ou seja:indicadas para investidores mais conservadores.O beta de uma carteira nada mais é que a média ponderada dos betas das ações que a compõem. Veja, abaixo, um exemplo de cálculo do beta de uma carteira hipotética de ações