SAI DAS DIVIDAS

23/05/2020

O Que é Risco em investimentos ? Conheça os 3 principais riscos e como minimiza-los.


Se inscreva no Canal

Hoje você procura um gerente em um banco ou um assessor de corretora de investimento , pede uma recomendação de investimento , e ele tem informa que todos os investimento tem um risco . Perfeito .
MAIS QUE RISCO É ESSE ? !!!!
Calma que hoje eu vou explicar para vocês os 3 principais riscos que os investimentos possuem e como você pode minimiza-los . 
Em primeiro lugar o que é Risco ?
Risco é a incerteza de um resultado ser diferente daquilo que se espera está relacionado a um perigo a uma ameaça ao insucesso.
Vou dar um exemplo para ilusida o que é o risco .
"imagine um homem casado há muitos anos e constituiu uma família linda com a sua esposa e seus dois filhos ele é bem conservador da casa do trabalho do trabalho para casa um dia aparece uma "oportunidade" uma mulher atraente acaba lhe chamando atenção e dando condições para ele, e aí perguntam :
- E ai tem coragem ?
 ele fala 
-Não.
 e aí perguntam 
- Porque ?
 e ele responde
-Porque se a minha mulher descobrir ela termina comigo e eu perco a minha família
Opa como dizia o apresentador  João Kléber para para para para para para!!!!! era nesse ponto que eu queria chegar.
Perceba que esse exemplo o risco não está relacionado a traição e si em sim ao  fato da esposa descobrir ou não essa traição ou seja na incerteza de que ele vá conseguir consumar o ato sem ser descoberto , perceba que por trás do risco tem uma perda , não caso deste exemplo poderia perde sua família. 
Podemos observar que o risco existe em tudo em nossas vidas por exemplo nos esportes, saltar de um paraquedas tudo isso envolve o risco e a incerteza se o paraquedas vai abrir ou não e tudo envolve uma perda e/ou um ganho  então para cada nível de risco se exige um nível de retorno geralmente o que se espera é quanto maior o risco eu que eu assumo maior o retorno que eu espero  receber.
Em investimentos  não poderia ser diferente existem alguns riscos e hoje eu vou trazer aqui os principais riscos em investimentos algumas podem ser minimizados outros nem tanto mas é importante você conhecê-los antes de tomar qualquer decisão de investimentos.

Os 3 principais riscos em investimentos

1- Risco é o risco de crédito :O risco de crédito é o risco de você não receber o seu dinheiro de volta é o risco de você tomar um calote esse risco fica claro nos investimentos de renda fixa onde  você empresta o recurso para o governo através dos títulos públicos federais ou você pode emprestar para os bancos através de CDB ,LCI ou poupança ou você pode emprestar para empresas privadas como Vale, Petrobras através de debêntures.

Você empresta o dinheiro e quanto maior a incerteza de receber esse dinheiro de volta, quanto maior a probabilidade e você tomar um calote, maior será o risco e maior é o retorno que você tem de exigir para correr esse risco uma ferramenta utilizada para avaliação desse risco são as classificações de ratins algumas empresas como as Fitch, e Standard and Poor’s (S&P) elas analisam a as empresas e as classifica com uma nota que vai a AAA até DDD então quanto maior a nota menor o risco daquele ativo/empresa lembra da escola quanto maior a nota menor a chance de você tomou calote menor o seu risco mas muito provavelmente menor será o seu rendimento.Porque geralmente bancos menores pagam maiores rendimentos em títulos de renda fixa do que bancos maiores porque a possibilidade de quebrar um banco menor é muito maior do que quebrou o grande banco por isso eles devem pagar o rendimento maior para que se tornem atrativo aos investidores.

2-Risco de liquidez risco de liquidez é a facilidade ou dificuldade de transformar um ativo da sua carteira em dinheiro por exemplo um imóvel um móvel ele tem de certa forma risco de liquidez não é tão fácil vender um imóvel  quando comparado ao tirar o dinheiro da poupança por exemplo a poupança oferece liquidez por mais que você precisa ter o recurso aplicado por 30 dias para ter o rendimento mas a qualquer momento que desejar tirar ela tá disponível é fácil o resgate, já a venda de um imóvel não é tão fácil , o risco de liquidez está ligado a facilidade de você negociar um ativo algumas ações por exemplo são mais negociadas em bolsa do que outras então  quanto maior a dificuldade você tem de encontrar compradores para o seu ativo maior é o risco de liquidez.

3 - risco é o risco de mercado que refere-se a possibilidade de perder dinheiro devido as variações do mercado financeiro  isso ocorre muito com investimentos de renda variável porque tem variação do preço

Conseguimos identificar esse risco muito e ações pois ações possui muita oscilação,dependem muito das condições de mercado e da demanda e da compra e oferta do papel muito ligado também as notícias que saem e impactam diretamente o cenário econômico e algumas determinadas empresas.

Formas de minimizar os risco 

Risco de credito - Para minimizar o risco de credito você deve analisar as empresa pra quem vai emprestar o seu dinheiro , e uma boa ferramenta é olha o rating daquele ativo/empresa.
Risco de liquidez - Para minimizar esse risco , você pode optar por ativos com maior negociabilidade . Por exemplo existem diversos fundo imobiliários , ações , antes de comprar observe o volume de negociação em bolsa daquele ativo , em renda fixa questionei se o ativo tem carência para resgate ( muitos investimentos de renda fixa pagam mais , porem exige um prazo minimo de aplicação)
Risco de mercado - esse talvez seja o mais difícil de minimizar , pois aqui dentro temos 2 risco , o sistemático e o não sistemático , um pode ser diluído com diversificação dos ativos ou não tem como ser minimizado . 
Você sabe o que é risco sistema e não sistemático ?
Esse pode ser o assunto do nosso próximo post aqui no blog, se você quiser entender mais sobre risco comenta aqui embaixo eu quero e se tiver bastante comentário e faço um vídeo explicando melhor esse dois conceitos. 
Obrigado por me acompanhar e ate a próxima. 

 Aposttila.CPA20.Gratis

22/05/2020

Como Trabalhar no Mercado Financeiro: Dicas e segredos.


 Se inscreva no meu canal no youtube


¡Você com certeza já deve ter assistido filmes e series sobre o mundo financeiro , como o lobo de wall street , sem limites , Billions. E, com certeza o que deve ter lhe chamado a atenção os  grandes empresários,os altos salários, carros de luxo, uso constante do telefone e um estilo de vida em ostentação.
¡Essa imagem romântica sobre o mercado financeiro é bem comum e faz com que muitas pessoas se interessem pelo setor.
¡Mas afinal, é uma realidade ou só mais uma visão exagerada? De fato, vale a pena trabalhar no mercado financeiro?

¡Nesse artigo, mostrarei para você tudo que você precisa saber sobre a carreira e como trabalhar no mercado financeiro. E, ao final, você poderá chegar às suas próprias conclusões.

Por que trabalhar no mercado financeiro ?

¡Muita gente tem vontade de trabalhar no mercado financeiro, me recordo quando me tornei gerente comercial em um grande banco, como minha mãe ficou emocionada.
¡E realmente é um mercado muito bom tens seus desafios porem também seus privilégios, enquanto em muitas outras carreiras, um profissional demoraria anos para atingir um alto nível salarial, no mercado financeiro este é só o começo da carreira de muita gente.
¡E para aqueles que seguem carreira, e conseguem ser bem sucedidos podem alcançar patamares milionários de salários anuais, superior aos R$ 1,5 milhões de reais por ano. Isso mesmo, o dinheiro que muita gente nem sequer chega perto de conquistar durante toda uma vida, estes profissionais ganham em um único ano.

Se você deseja tirar sua certificação ANBIMA, deve saber que uma das maiores vantagens de possuir esse selo de qualificação é o aumento salarial e uma carreira mais sólida dentro da empresa ou instituição bancária.

Mas você sabe quanto a certificação CPA-10 e CPA-20 agrega no seu bolso? Descobrimos com base em salários médios dos maiores bancos do Brasil.

CERTIFICAÇÕES

CPA-10 

•CERTIFICAÇÃO ANBIMA

CPA 10 - Certificação Profissional Anbima Série 10 tem por objetivo realizar a certificação de Profissionais do mercado financeiro que trabalhem prospectando ou vendendo produtos de investimentos diretamente ao investidor, seja em agências ou atuando em Plataformas



Veja só, para ocupar o cargo de estagiário e caixa você não precisa da certificação obrigatória. Mas para o cargo de analista e gerência, sim. Confira abaixo a diferença de salários entre uma posição e outra, baseada na média entre os salários informados dos principais bancos do país.

1 – Itaú

Cargo
Salário médio
Base de cálculo
Estagiário
1.771 reais
133 salários informados
Caixa
2.277 reais
83 salários informados
Analista júnior
3.899 reais
55 salários informados
Analista pleno
5.552 reais
54 salários informados
Analista sênior
7.712 reais
38 salários informados
Gerente
8.076 reais
46 salários informados

2 – Bradesco

Cargo
Salário médio
Base de cálculo
Estagiário
1.907 reais
23 salários informados
Caixa
2.335 reais
173 salários informados
Analista
3.583 reais
12 salários informados
Gerente assistente
3.183 reais
48 salários informados
Gerente de contas
4.121 reais
29 salários informados
Gerente
5.164 reais
50 salários informados

3 – Banco do Brasil

Cargo
Salário médio
Base de cálculo
Estagiário
684 reais
28 salários informados
Caixa
3.297 reais
40 salários informados
Analista
5.889 reais
7 salários informados
Assistente de negócios
3.608 reais
70 salários informados
Gerente
8.962 reais
27 salários informados
Gerente de relacionamento
6.791 reais
55 salários informados

4 – Caixa

Cargo
Salário médio
Base de cálculo
Estagiário
794 reais
18 salários informados
Caixa
4.147 reais
14 salários informados
Supervisor
7.310 reais
9 salários informados
Assistente administrativo
4.845 reais
20 salários informados
Tesoureiro executivo
6.256 reais
4 salários informados
Gerente
11.113 reais
18 salários informados

5 – Santander

Cargo
Salário médio
Base de cálculo
Estagiário
1.778 reais
73 salários informados
Caixa
2.268 reais
77 salários informados
Analista júnior
3.532 reais
13 salários informados
Analista pleno
4.764 reais
16 salários informados
Analista sênior
6.808 reais
14 salários informados
Gerente
6.089 reais
54 salários informados



Viu só como o salário muda de uma posição para outra? Você também deve ter percebido que os valores variam conforme o banco, assim como o nome das posições e cargos também se alteram.

Agora vamos ver o que muda para a CPA-20.

CPA-20

 Apostila.gratis




De acordo com a ANBIMA, a certificação CPA-20 se destina aos profissionais do mercado que irão trabalhar prospectando ou vendendo produtos de investimento, ou então realizando manutenção de carteiras de investimentos no segmento de varejo de Alta Renda.

A Alta Renda inclui trabalhar nos Private Banking, Corporate Banking ou de forma autônoma, como consultor para investidores qualificados.

Então se você já é um Gerente CPA-10 e quer subir para o patamar de Gerente de Alta Renda, faça a CPA-20 já! Não perca mais nenhum segundo.

Os salários de gerente nas tabelas acima, eram referentes à CPA-10. Agora veremos os salários médios que incluem a CPA-20 como selo de qualificação nos principais bancos do país. Não existem dados suficientes e disponíveis no setor de alta renda para a criação de tabelas como a CPA-10. Mas compare e observe a diferença salarial.

Um Gerente de Alta Renda no Banco do Brasil ganha, em média, R$11.014,00 mensais.

Gerente Van Gogh é a nomenclatura que se dá ao Gerente de Alta Renda do banco Santander.

Equivalente ao Van Gogh, temos o Gerente Uniclass no Itaú e o Gerente Prime no Bradesco. Todos trabalham com o seguimento de alta renda e todos precisam da certificação CPA-20.

Já segundo a Infomoney, a média salarial nacional de um Private Banker é de R$11.611,67.

Só com base nesses dados de média salarial, podemos concluir que um CPA-20 ganha, geralmente, acima de R$10.000,00. O teto salarial dessa profissão é improvável de se calcular, já que esse valor varia muito para os investidores, pois eles dependem, também, do mercado financeiro e das ações/negociações para receber o seu mensal.

Qual banco paga mais?

Segundo dados que a Love Monday – plataforma que coleta dados salariais baseados no que os próprios empregados relatam – informou à revista Exame, os bancos que pagam melhor seus gerentes são a Caixa Econômica e o Bradesco.

Para estágio, os valores do HSBC e do Citi são os mais altos.

Confira a média de banco por banco:

1 – Banco do Brasil

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 5.734,74
AssistenteR$ 3.612,81
CoordenadorR$ 6.713,17
EstagiárioR$ 752,41
GerenteR$ 7.862,79
Técnico BancárioR$ 2.906,81

2 – Bradesco

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 3.150,14
AssistenteR$ 1.807,25
CoordenadorR$ 7.859,80
EstagiárioR$ 1.762,52
GerenteR$ 11.109,07
Técnico BancárioR$ 1.742,33

3 – Caixa Econômica Federal

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 5.900,58
AssistenteR$ 5.261,39
CoordenadorR$ 12.149,92
EstagiárioR$ 906,54
GerenteR$ 11.785,24
Técnico BancárioR$ 2.941,16

4 – Citi

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 5.286,17
AssistenteR$ 2.813,17
CoordenadorR$ 7.933,34
EstagiárioR$ 1.873,81
GerenteR$ 9.455,85
Técnico BancárioR$ 3.050,00

5 – HSBC

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 3.774,39
AssistenteR$ 2.699,67
CoordenadorR$ 6.036,09
EstagiárioR$ 1.904,39
GerenteR$ 7.023,88
Técnico BancárioR$ 2.528,57

6 – Itaú Unibanco

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 5.652,05
AssistenteR$ 2.944,75
CoordenadorR$ 9.897,86
EstagiárioR$ 1.693,63
GerenteR$ 10.467,50
Técnico BancárioR$ 2.881,64

7 – Santander

CargoMédia salarial*
AnalistaR$ 4.668,48
AssistenteR$ 2.484,79
CoordenadorR$ 3.850,22
EstagiárioR$ 1.450,00
GerenteR$ 5.644,76
Técnico BancárioR$ 2.833,33

* Média salarial dos cargos postados pelos usuários. Fontes: Revista EXAME e Love Monday.
Se você se interessou pelo aumento salarial e estabilidade que as certificações ANBIMA podem te oferecer, conheça agora nosso curso preparatório com 98% de aprovação!

 curso.gratis