SAI DAS DIVIDAS

06/03/2011

Fundos de InvestimentoI (IMPORTANTE)

Boa Parte do que cai na prova se refere a Fundos então vamos focar um pouco e conhecer melhor.



CONCEITO

Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de investidores (cotistas) que têm por objetivo rentabilizar suas aplicações.
Uma instituição ao oferecer um fundo de investimento oferece um serviço que é o de investir os recursos dos clientes que aplicam nos fundos (administrar os recursos dos clientes). É por isso que a taxa cobrada por esse serviço chama-se taxa de administração.
Na lei (Instrução CVM 409 e 450) é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos.
Um fundo de investimento tem como característica (isso poder cair na prova):
- Eqüidade (igualdade) entre investidores.
- Diversificação e aplicação com baixos valores.
- Permite que o investidor chegue em mercados que sozinho não seria capaz de atingir.
- Oferecer direitos e deveres ao investidor.
Cota: fração (= pedaço) do patrimônio do fundo.
Patrimônio Líquido ($): Valor dos Ativos (títulos, ações...) + Valores a Receber – Despesas
Valor da cota: Patrimônio Líquido
Número de Cotas
A ANBID costuma perguntar o que é o valor da cota. Basta lembrar que se é valor é algo que tem que ser expresso em reais ($). Portanto, eu tenho que pegar algo que é expresso em $, ou seja, o Patrimônio do Fundo ($ total do fundo) e dividir pelo número de cotas (número de pedaços do fundo).
Dica: falou em valor da cota. A própria pergunta já diz, transforme em: valor ($) da
Cota Dicionário Anbidinês: Número de Cotas = Saldo em Cotas (é a mesma coisa!)
Chinese Wall (Muralha da China): É a segregação (que o Banco Central pede que ocorra) entre duas áreas (a área de Fundos e de CDB). Estas áreas têm que trabalhar separadas, com o objetivo de evitar conflito de interesses*. (IMPORTANTE)
Na ANBID, ela vai falar assim: Segregação entre a administração de recursos próprios (= CDB) e a administração de recursos de terceiros* (= fundos de investimento).
Dica: Foque na palavra-chave segregação (para dizer que é Chinese Wall).
Importante: A área de CDB também é conhecida como Área de Recursos de Tesouraria.

ASPECTOS GERAIS:

Distribuidor: Vende cotas de fundos aos investidores. O distribuidor faz a captação dos
Recursos do cliente para aplicar nos fundos (lembrar da campanha de captação = você capta o recurso do cliente para aplicações em fundos).
Associe: o distribuidor é você.
Custodiante: Cuida da posição do fundo e faz marcação a mercado.
Depois que o gestor faz as operações de compra e venda, alguém tem que liquidar a operação, ou seja, fazer ou receber os pagamentos, entregar ou receber os títulos/ações que foram
negociados... Ele também se responsabiliza pela guarda desses ativos.
Gestor: Compra e vende os ativos (títulos, ações) do fundo. Toma as decisões de investimento.
DECIDIR o que comprar e vender no fundo (ele toma as decisões de investimento*).
*Reforce essa informação: porque tem muita gente que confunde e diz que quem toma as
Decisões de investimento é o administrador.
Administrador: Cuida de todo o resto. É o responsável LEGAL pelo fundo. Presta informações ao investidor e à CVM.
 Portanto, é um papel do administrador cuidar da constituição (criação do fundo) e da contratação de prestadores de serviço (auditor, gestor, custodiante) do fundo.
Auditor: audita as demonstrações contábeis (prestação de contas = balanço) do fundo.
Associe: Esse é um exemplo de conceito em que palavra já diz tudo, o auditor audita, ok?
Cotista: PROPRIETÁRIO dos ativos do fundo.
Associe: O cotista é o dono do $ que está investido no fundo, dos títulos e ações (ativos) que
compõem o fundo. Cuidado para não dizer que o dono é o administrador ou o gestor. Lembre-se então que um fundo não é garantido nem pelo administrador nem pelo gestor.
Assembléia: instância máxima de DECISÃO do fundo.
Associe: Para o cliente que reclama que tem que ir até POA, reforce que ele está indo para a
instância MÁÁÁXIMA de DECISÃO do fundo.



Curso de Sucesso ProfissionalConheça técnicas eficazes que podem levar até a promoção no trabalho.
35 horas • Início imediato
  • Você sabe definir sucesso profissional?
  • E sabe o que é sucesso profissional para você?
  • Você se considera uma pessoa de sucesso profissionalmente?
  • Quer ter mais sucesso profissional?
  • Porque muitos profissionais bons no que fazem não têm sucesso profissional?
O que é necessário fazer para ter sucesso profissional, além de dominar sua própria profissão?

Não existe uma única definição de sucesso profissional. Mas, intuitivamente, cada um sabe quando está sendo bem-sucedido, quando atingiu suas metas ou conseguiu o reconhecimento alheio.

Independente de intuição e percepção, existem hábitos e competências que podem ser desenvolvidos para se obter resultados positivos na busca de sucesso profissional e evolução na carreira.

O Curso de Sucesso Profissional foi criado especialmente para capacitar você a identificar e desenvolver esses novos hábitos e competências, que lhe permitirão crescer profissionalmente rumo ao que você considera sucesso.

Inteiramente on-line, com apoio de tutores para exercícios, com muitos exemplos práticos, o curso lhe permitirá aprender sobre muitos tópicos-chaves, entre os quais:
  • Gestão do tempo e como não desperdiçá-lo;
  • O que é feedback e sua importância;
  • Como definir metas;
  • Como transformar um ‘não’ em algo positivo;
  • O que é a Janela de Johari, e como utilizá-la nos relacionamentos de grupo e equipe.
Os principais tópicos do Curso de Sucesso Profissional são:
  • Introdução
  • A Auto-Imagem
  • Encontro, Confronto e Dominação
  • O que é FeedBack
  • Importância do FeedBack
  • A Janela de Johari
  • A Busca do conhecimento
  • Formas do "Eu"
  • Disfunções do FeedBack
  • Eficácia
  • Exercícios relacionados
  • Determinação, disciplina e técnica
  • Tempo, dinheiro e saúde
  • A Origem
  • Utilizando um "não" de maneira produtiva
  • Hábitos
  • Atingindo Metas
  • Formas de desperdício de tempo
  • Sua cota pessoal
  • Pesquisa relacionada
  • Avaliando seu Tempo disponível
  • Gastar tempo com...
  • Exercícios relacionados