CPA-20
A Certificação Profissional ANBIMA – Série 20, ou CPA 20, foi criada para certificar os
profissionais que atuam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de
carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores
institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Como eu consigo o certificado?
Passar na prova da CPA 20 é mais fácil do que parece.
Das 60 questões da prova, você precisa acertar pelo menos 70% delas para conseguir seu certificado. Isso dá 42 questões: o mínimo de pontuação para conquistar sua CPA 20. O número pode assustar, mas não é complicado se você se preparou da melhor maneira.
O que cai na prova da CPA 20?
Se você estudou para passar na CPA 10, o conteúdo da CPA 20 pode ter um entendimento mais fácil. Porém, isso não significa que as provas são iguais.
Cada prova da ANBIMA tem um conteúdo específico, com pesos diferentes para cada tema. Estes temas estão sempre mudando (e nós sempre mudamos nosso conteúdo com eles), acompanhando a evolução do mercado financeiro.
A CPA 20 é ainda mais completa que a sua antecessora, o que torna a certificação cada vez mais valorizada com o passar dos anos.
O exame tem 60 questões e é dividido em sete módulos, sendo eles focados nos temas:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
- Compliance Legal, Ética e Análise do perfil do investidor
- Princípios Básicos de Economia e Finanças
- Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos
- Fundos de Investimento
- Previdência Complementar Aberta
- Mensuração e Gestão de Performance e Riscos
MOTIVOS PARA TER ESSA CERTIFICAÇÃO
O profissional bancário fazer uma certificação é a obrigatoriedade legal da mesma. Por força da resolução CMN 3158/2005, a certificação é obrigatória para todos os operadores que lidam diretamente com produtos de investimento.
A norma preconiza que os Bancos devem realizar ações para que seus funcionários sejam habilitados em prova certificadora promovida por entidade de relevante capacidade técnica.
Alavancar novos conhecimentos baseado na teoria da competência CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Pois, a intensão de descobrir novos conhecimentos gera uma poderosa motivação interna.
Ampliar a qualificação profissional e diferenciar-se no mercado competitivo. De fato, as certificações financeiras promovem distinção: ser aprovado na prova certificadora, indica para o mercado financeiro que o profissional dispõe de um "selo de qualidade".
Com a certificação financeira aumenta a probabilidade de sobreviver no emprego nestes momentos de crise. Os Bancos também foram de alguma forma atingidos pela crise econômica, e em função disto estão promovendo um reordenamento de sua estrutura de cargos e salários, no entanto, fazem isto através de análise da qualificação de seu corpo funcional, mantendo os colaboradores que melhor atendam às suas necessidades para ampliar e consolidar resultados.
Certificação financeira é condição obrigatória para ingressar no mercado bancário. Ter uma certificação como CPA 10 ou CPA 20 abre portas para ingresso no mercado de capitais. Atualmente, antes de fazer contratações, o recrutador do Banco questiona ao candidato se este possui certificação CPA 10 ou CPA 20.
Certificação financeira gera a oportunidades de carreira e de crescimento em qualquer mercado de trabalho. Além de diferenciar profissionalmente, os profissionais certificados dispõe de renda média superior a outros candidatos não certificados. Em diversos processos seletivos o candidato com maior número de certificações sai na frente de seus competidores. Quando a disputa por vagas é decidida pelos detalhes, ter certificação financeira é um grande diferencial.
VEJA AS OPORTUNIDADES
FAÇA AGORA O SEU CURSO ON LINE : https://bit.ly/2CWClu3