SAI DAS DIVIDAS

05/10/2013

CPA 20 - Modulo 7 - Mensuração, Gestão de Performance e Risco II

Bem agora que vocês já sabem e o que é risco sistemático e o que é risco não sistemático , vamos falar dos risco derivados dos dois .


RISCO SISTEMÁTICO


  • Risco de mercado  É o risco associado à possibilidade de perda por oscilação nos preços de ativos diante das condições de mercado. Esse tipo de risco está relacionado às operações realizadas nos mercados de ações, câmbio, taxa de juros e commodities, que podem ser feitas diretamente através da compra e venda de ativos ou operações com derivativos, podendo resultar, inclusive, em perdas superiores ao investimento feito pelo cliente.
  • Ações: Perdas em função de oscilações imprevistas nos preços das ações presente em determinada carteira.
  • Commodities: Matéria prima como (petróleo , minerais, milho etc...) podem ter oscilações
  • Taxa de cambio : valorização e desvalorização de moeda.
  • Risco de mercado Externo: Investir em ativos no exterior e uma forma de aumentar o lucro de uma carteira , porem esses ativos incorre riscos como por exemplo: 
  • oscilações na taxa de cambio: uma abrupta oscilação na moeda (valorização ou desvalorização)
  • Mudanças no cenário macroeconômico mundial: Guerras , crise imobiliária ,(Crise Suprime) .


RISCO NÃO SISTEMÁTICO

Risco de Crédito: É o risco associado ao não cumprimento pelo tomador ou contraparte, de suas obrigações financeiras nos termos e prazos pactuados, gerando inadimplência ou atraso na liquidação de suas obrigações, resultando em perda financeira para a parte credora.

Obs. Todo o investimento em renda fixa possui um risco de credito , como por exemplo (CDB, Debentures e notas promissórias ) quanto maior o prazo maior sera o risco de credito.

Risco de Liquidez: É o risco associado à possibilidade de o cliente não possuir recursos financeiros suficientes em uma data prevista para honrar seus compromissos, em razão de descasamentos entre fluxos de pagamentos e de recebimentos seja por:
(a) dificuldade em negociar rapidamente ativos ou posições que possua, por falta de preços ou de liquidez de mercado;
(b) dificuldade para obter funding ou financiamento de sua posição de caixa e com isso manter suas obrigações financeiras adimplentes.
Para ambos os casos, o cliente estará sujeito a perdas financeiras.

Obs: Quando você tem dificuldades para vender algo incorre nele o risco de liquidez.







02/10/2013

CPA 20 - Modulo 7 - Mensuração, Gestão de Performance e Risco

       
    Bem amigos , vamos falar sobre risco , entendemos em investimento que quanto maior o risco maior sera a possibilidade de ganho , e quanto menor o risco menor sera a rentabilidade , por isso é importante a diversificação para diminuir esse risco .. agora quais são esses risco é isso que iremos falar.


Vamos começar com o risco  sistemático e risco não sistemático :

Risco Sistemático:  não é diversificável refere-se ao risco de colapso de todo um sistema financeiro ou mercado, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbio e os preços dos ativos em geral, e afetando amplamente a economia. A medida utilizada para medir o risco sistemático é o índice de mercado. 


Risco Não- Sistemático: inerente a própria empresa ou a um determinado setor. Ou seja, fatos que afetam apenas o ativo em questão ou o setor em questão. Ao contrario do risco sistemático é diversificável parcialmente ou totalmente diluído pela pratica de diversificação da carteira de investimentos.
Um exemplo disso seria uma greve no setor bancário ou quando os funcionários de uma única empresa fazem alguma paralisação ou, ainda, alguma mudança no padrão de consumo. A forma como é medido o risco não-sistemático é baseado no desvio-padrão dos retornos do papel em questão. A forma mais eficaz de se evitar o risco não-sistemático é através da diversificação de portfólio.









Fontes utilizadas : http://financas-em-foco.blogspot.com.br/2012/04/risco-sistematico-e-nao-sistematico.html