SAI DAS DIVIDAS

20/02/2014

DEMAIS PRODUTOS DE INVESTIMENTO

RENDA VARIÁVEL

Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).
·         Conceito: São títulos emitidos por empresas de capital aberto S/A (Sociedade Anônima, o investidor que compra um título torna-se sócio anônimo desta empresa, participando sobre seus lucros e também prejuízos. Existem 2 tipos de ações a preferencias e a ordinárias.

·         Ações preferencias: Conhecidas como ações PN, não possui direito a voto, porem lhe dá prioridade no recebimento de dividendos (distribuição do lucro da empresa) ou no reembolso do capital no caso de liquidação da empresa.


·         Ações ordinárias: Conhecidas com ações ON, diferentemente das PN, lhe concede direito a voto nas assembleias deliberativas da empresa.

DIVIDENDOS

ü  O pagamento é obrigatório.
ü  Serão pagos em dinheiro já deduzido os IR (imposto de renda) considerando que esse rendimento já foi oferecido a tributação pela empresa emissora.
ü  Os dividendos correspondem a parcela de lucro líquido da empresa dividido pela quantidade de ações que um investidor possui ao fim de cada exercício social.
ü  Se a empresa deixa de pagar dividendos por 3 anos as ações preferencias ganham direito a votos até que a empresa volte a pagar dividendos
ü  As ações PN (preferencias) recebem 10 % a mais de dividendos que as ordinárias, caso o estatuto social da empresa não estabeleça um valor mínimo.
JUROS SOBRE O CAPITAL
É uma forma de remuneração para o acionistas, limitada ao valor da TJPL(taxa de juros de longo prazo) sofre a tributação e 15 %.

BONIFICAÇÃO
Distribuição gratuita de novas ações, advém do aumento de capital de uma sociedade mediante a incorporação de reservas e lucros.

SUBSCRIÇÃO
Quando uma empresa já possui ações em bolsa e precisa de novos recursos, ele pode lançar novas ações, o acionista tem direito de subscrever ações proporcional as que já possui, geralmente e oferecido com valor menor do que está sendo negociado na bolsa.

GANHO DE CAPITAL
O ganho de capital e a diferença do valor de compra e venda da ação, quando você compra em baixa e vende em alta.

DESDOBLAMENTO (SPLIT)
Quando uma ação se torna muito cara, e feito um Split , é realizada a elevação do número de ações proporcionando redução de seu valor nominal .

GRUPAMENTO (INPLIT)

Quando a ação está muito barata e realizado o agrupamento onde diminui o número de ações proporcionando um aumento de seu valor nominal.