SAI DAS DIVIDAS

31/05/2020

2 Informações importantes antes de escolher um investimento


 Canal do youtube



Olá a todos , muitas pessoas me perguntam qual o melhor investimento.

Acho muito interessante esta pergunta pois e como se fossemos ao medico , dizer que queremos perde peso e pergunta qual o melhor remédio.

quem já foi a um endocrinologista sabe que não funciona assim , antes de lhe receitar qualquer coisa ele faz um monte de perguntas , solicita diversos exames e só depois vai te passar uma dieta ( Sempre em primeiro lugar , você vai precisar mudar seus hábitos e ser mais disciplinado com a alimentação) e se necessário ele pode ate lhe recomendar algum remédio ou vitamina .

Em investimento funciona da mesma forma , para ser assertivo em uma recomendação precisamos entender melhor a vida do investidor , capacidade de poupança , objetivos , renda patrimônio entre outras coisas .

Nesse artigo de hoje , quero pontuar 2 informações importantes antes de recomendar um investimento.

1 - Perfil de investidor/sustability  - (API) - O API é um formulário onde cada instituição financeira tem o seu  formato , porem com o mesmo objetivo , entender o seu apetite a risco , o quando você esta disposto a correr de risco em seus investimento para obter melhores retornos. Apos o preenchimento o sistema vai lhe trazer o perfil , conservador , moderado , arrojado e agressivo , sendo o conservador onde o investidor tem baixo apetite a risco e o agressivo grande apetite a risco.








2- Ciclo de vida do investidor - O investidor deve entender, no início do seu planejamento de investimentos, a fase em que se encontra. Existem 3 fases no ciclo de vida financeiro de cada indivíduo:

  • Fase de acumular – é a fase em que o crescimento do patrimônio financeiro do cliente virá pela sua capacidade periódica de poupança – de gerar excedentes mensais no seu orçamento e direcioná-los para suas reservas financeiras. Nessa fase, não adianta ter uma excelente rentabilidade sobre uma reserva financeira pequena. O foco deve ser na capacidade de poupança, na orientação de longo prazo e no aprendizado.
  • Fase de rentabilizar – é a fase em que o patrimônio financeiro do investidor encontra-se num nível em que sua própria rentabilidade é aproximadamente a mesma da sua capacidade de gerar poupança mensal. Nessa fase, qualquer melhoria que traga maior rentabilidade ao investidor será importante no crescimento de sua reserva financeira. Se você está nessa fase, a construção do portfólio com análise aprofundada, as proporções e os tipos de investimentos escolhidos são primordiais para potencialização da rentabilidade com consistência.
  • Fase de preservar – é a fase em que o patrimônio financeiro está constituído e o objetivo do investidor é a preservação de suas reservas. Nessa fase, o risco é desnecessário e a atitude conservadora é o que vai nortear as decisões do investidor. Rentabilidade sim, mas somente com muita segurança.
A identificação da situação pessoal no ciclo de vida financeiro dá o norte do planejamento ao investidor.
 
Livro: Investimentos – Mauro Halfeld

Gostou do conteúdo Assista essa material em vídeo no Youtube na segunda 01/06/2020 a partir das 18:30