SAI DAS DIVIDAS

25/10/2010

Fórmulas Fundamentalistas

Fórmulas Fundamentalistas



Muitos investidores fundamentalistas têm sua própria maneira de investir, porém alguns aspectos se encaixam de uma forma mais adequada a cada perfil. Neste post, comentarei sobre dois ícones que inspiram muitos outros investidores em valor do mercado acionário: Joel Greenblatt e sua fórmula mágica e Benjamim Graham para investidores defensivos

Joel Greenblatt apresenta em seu livro "The Little Book that beats the market" seu método de investimento: Magic Formula ou Fórmula Mágica. Nesta fórmula ele mostra como comprar uma boa empresa a um preço satisfatório seguindo um critério pré-estabelecido e simples através de um ranking formado após a utilização dos indicadores Preço/Lucro e ROE (Return on Equity ou Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido) das empresas listadas em Bolsa. Para isso, é necessária a criação de três listas/colunas. Na primeira colocam-se as empresas com P/L menor para o maior. Na segunda, imputa-se o ROE no sentido do maior para o menor e na terceira chega-se ao resultado após a soma das posições das empresas. Neste caso, a melhor alternativa é a empresa que apresenta menor valor na soma. Greenblatt também propõem que o investidor forme uma carteira baseada na fórmula mágica com cerca de doze ações, comprando três a cada trimestre e delas faça um rodízio anual. Abaixo, apresento de uma forma melhor visualizada. Apenas para elucidar este conceito, irei utilizar as cinco empresas que possuem maior percentual no Índice Bovespa na atualidade.

Obs: Calculos realizados na data :25/10/2010
Coluna 1 - P/L
AMBV4 - 23,8 - 4
BRSR6 - 11,9-2
OGXP3 - 557,9 -5
VALE5 - 17,0- 3
BBAS3 - 8,6- 1
/////////////////////////////////////////
Coluna 2 - ROE
AMBV4  - 28,2%-2
BRSR6 - 17,7%- 3
OGXP3  - 1,4%- 5
VALE5 - 14,3%- 4
BBAS3  - 28,5%- 1
//////////////////////////////////////////
Coluna 3 – Resultado

AMBV4 – 4 + 2 =6
BRSR6 – 2+3= 5
OGXP3 – 5+5 = 10
VALE5 – 3+4=7
BBAS3 – 1+1=2

Portanto, para Greenblatt, através de sua Fórmula Mágica a melhor alternativa de investimento seria a Brasil On (
).Há um link bem interessante que apresenta um estudo um pouco mais completo dos últimos anos sobre os resultados apresentados seguindo este método versus os mercados acionários.
http://www.fundamentus.com.br/arquivos/greenblatt.pdf


Ben Graham descreve no livro "O Investidor Inteligente" algumas condições que o investidor defensivo deve analisar para a escolha de ações como: Tamanho adequado da empresa; Uma condição financeira suficientemente forte; Estabilidade de lucros; Histórico de dividendos; Crescimento dos lucros; Razão preço/lucro moderado; Razão preço/ativos moderada. Nesta última, o investidor analisa que "o preço atual da ação não deveria ser mais do que 1,5 vez o último valor contábil divulgado. No entanto, um múltiplo de lucros inferior a 15 poderia justificar um múltiplo de ativos correspondentemente maior. Como uma regra de bolso, sugerimos que o produto do múltiplo não deva exceder 22,5."
Para exemplificar melhor esta conta, apresento abaixo os mesmos ativos que utilizei na fórmula acima.

Ação - P/L - P/VPA - Produto
AMBV4 – 23,80*7,1 = 168,98
BRSR6 –12*2,1 = 25,02
OGXP3 – 554*7,5 = 41,55
VALE5 – 17*2,4 = 40,80
BBAS3 – 8,7*2,4 = 20,88

Portanto, para Graham, a única alternativa de investimento nesse momento seria 
 
De forma óbvia estas são idéias interessantes e estudadas que ao longo do tempo se mostraram eficientes, cada uma de acordo com sua lógica, e que foram adotadas pelos investidores. Acredito ser válido estes dois pontos implementados, porém como uma forma inicial de "peneirar" os investimentos em ações. Há também diversos outros fatores que devem ser levados em consideração como os indicadores PSR, as Margens de cada empresa, as respectivas dívidas, crescimento anual, perspectivas do setor e administração da empresa.



FONTE- http://sempreinvestir.blogspot.com/ - Recomendo também esse Blog tem muita informações importante para quem deseja conhecer melhor o mercado de ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário