Hoje você procura um gerente em um banco ou um assessor de corretora de investimento , pede uma recomendação de investimento , e ele tem informa que todos os investimento tem um risco . Perfeito .
MAIS QUE RISCO É ESSE ? !!!!
Calma que hoje eu vou explicar para vocês os 3 principais riscos que os investimentos possuem e como você pode minimiza-los .
Em primeiro lugar o que é Risco ?
Risco é a incerteza de um resultado ser diferente daquilo que se espera está relacionado a um perigo a uma ameaça ao insucesso.
Vou dar um exemplo para ilusida o que é o risco .
"imagine um homem casado há muitos anos e constituiu uma família linda com a sua esposa e seus dois filhos ele é bem conservador da casa do trabalho do trabalho para casa um dia aparece uma "oportunidade" uma mulher atraente acaba lhe chamando atenção e dando condições para ele, e aí perguntam :
- E ai tem coragem ?
ele fala
-Não.
e aí perguntam
- Porque ?
e ele responde
-Porque se a minha mulher descobrir ela termina comigo e eu perco a minha família
Opa como dizia o apresentador João Kléber para para para para para para!!!!! era nesse ponto que eu queria chegar.
Perceba que esse exemplo o risco não está relacionado a traição e si em sim ao fato da esposa descobrir ou não essa traição ou seja na incerteza de que ele vá conseguir consumar o ato sem ser descoberto , perceba que por trás do risco tem uma perda , não caso deste exemplo poderia perde sua família.
Podemos observar que o risco existe em tudo em nossas vidas por exemplo nos esportes, saltar de um paraquedas tudo isso envolve o risco e a incerteza se o paraquedas vai abrir ou não e tudo envolve uma perda e/ou um ganho então para cada nível de risco se exige um nível de retorno geralmente o que se espera é quanto maior o risco eu que eu assumo maior o retorno que eu espero receber.
Em investimentos não poderia ser diferente existem alguns riscos e hoje eu vou trazer aqui os principais riscos em investimentos algumas podem ser minimizados outros nem tanto mas é importante você conhecê-los antes de tomar qualquer decisão de investimentos.
Os 3 principais riscos em investimentos
1- Risco é o risco de crédito :O risco de crédito é o risco de você não receber o seu dinheiro de volta é o risco de você tomar um calote esse risco fica claro nos investimentos de renda fixa onde você empresta o recurso para o governo através dos títulos públicos federais ou você pode emprestar para os bancos através de CDB ,LCI ou poupança ou você pode emprestar para empresas privadas como Vale, Petrobras através de debêntures.
Você empresta o dinheiro e quanto maior a incerteza de receber esse dinheiro de volta, quanto maior a probabilidade e você tomar um calote, maior será o risco e maior é o retorno que você tem de exigir para correr esse risco uma ferramenta utilizada para avaliação desse risco são as classificações de ratins algumas empresas como as Fitch, e Standard and Poor’s (S&P) elas analisam a as empresas e as classifica com uma nota que vai a AAA até DDD então quanto maior a nota menor o risco daquele ativo/empresa lembra da escola quanto maior a nota menor a chance de você tomou calote menor o seu risco mas muito provavelmente menor será o seu rendimento.Porque geralmente bancos menores pagam maiores rendimentos em títulos de renda fixa do que bancos maiores porque a possibilidade de quebrar um banco menor é muito maior do que quebrou o grande banco por isso eles devem pagar o rendimento maior para que se tornem atrativo aos investidores.
2-Risco de liquidez risco de liquidez é a facilidade ou dificuldade de transformar um ativo da sua carteira em dinheiro por exemplo um imóvel um móvel ele tem de certa forma risco de liquidez não é tão fácil vender um imóvel quando comparado ao tirar o dinheiro da poupança por exemplo a poupança oferece liquidez por mais que você precisa ter o recurso aplicado por 30 dias para ter o rendimento mas a qualquer momento que desejar tirar ela tá disponível é fácil o resgate, já a venda de um imóvel não é tão fácil , o risco de liquidez está ligado a facilidade de você negociar um ativo algumas ações por exemplo são mais negociadas em bolsa do que outras então quanto maior a dificuldade você tem de encontrar compradores para o seu ativo maior é o risco de liquidez.
3 - risco é o risco de mercado que refere-se a possibilidade de perder dinheiro devido as variações do mercado financeiro isso ocorre muito com investimentos de renda variável porque tem variação do preço
Conseguimos identificar esse risco muito e ações pois ações possui muita oscilação,dependem muito das condições de mercado e da demanda e da compra e oferta do papel muito ligado também as notícias que saem e impactam diretamente o cenário econômico e algumas determinadas empresas.
Formas de minimizar os risco
Risco de credito - Para minimizar o risco de credito você deve analisar as empresa pra quem vai emprestar o seu dinheiro , e uma boa ferramenta é olha o rating daquele ativo/empresa.
Risco de liquidez - Para minimizar esse risco , você pode optar por ativos com maior negociabilidade . Por exemplo existem diversos fundo imobiliários , ações , antes de comprar observe o volume de negociação em bolsa daquele ativo , em renda fixa questionei se o ativo tem carência para resgate ( muitos investimentos de renda fixa pagam mais , porem exige um prazo minimo de aplicação)
Risco de mercado - esse talvez seja o mais difícil de minimizar , pois aqui dentro temos 2 risco , o sistemático e o não sistemático , um pode ser diluído com diversificação dos ativos ou não tem como ser minimizado .
Você sabe o que é risco sistema e não sistemático ?
Esse pode ser o assunto do nosso próximo post aqui no blog, se você quiser entender mais sobre risco comenta aqui embaixo eu quero e se tiver bastante comentário e faço um vídeo explicando melhor esse dois conceitos.
Obrigado por me acompanhar e ate a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário