SAI DAS DIVIDAS

16/11/2010

Para Mantega, medidas para câmbio estão surtindo efeito

Para Mantega, medidas para câmbio estão surtindo efeito

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, retornou a Brasília nesta terça-feira após passar a semana passada em Seul no encontro do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo). Ele analisou que a alta acumulada de 2,6% do dólar na semana passada é um sinal de que as medidas adotadas pelo governo para evitar a apreciação do real estão surtindo efeito.

SIGA-NOS NO TWITTER - @Blog_Cpa10

"Com certeza [as medidas estão surtindo efeito], mas não é só isso", afirmou na chegada ao Ministério, questionado sobre a alta do dólar nos últimos dias. Ele não explicou quais seriam as outras razões para o avanço do dólar nem comentou as discussões da reunião de cúpula do G20, na Coreia do Sul.
Para evitar a valorização excessiva do real, que prejudica as empresas brasileiras exportadoras tirando a competitividade dos produtos, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas. Entre elas, destaca-se o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente nos investimentos estrangeiros em renda fixa no país, que passou para 6%, além de aumentar o IOF sobre a margem de garantia para investimento estrangeiro no mercado futuro.
Mantega já afirmou anteriormente que o mundo passa por um processo de 'guerra cambial', no qual nações desvalorizam artificialmente suas moedas para favorecer a indústria exportadora local, o que acaba prejudicando os outros países, em especial os emergentes, que vêm recebendo forte entrada de capital estrangeiro.

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário