SAI DAS DIVIDAS

02/10/2013

CPA 20 - Modulo 7 - Mensuração, Gestão de Performance e Risco

       
    Bem amigos , vamos falar sobre risco , entendemos em investimento que quanto maior o risco maior sera a possibilidade de ganho , e quanto menor o risco menor sera a rentabilidade , por isso é importante a diversificação para diminuir esse risco .. agora quais são esses risco é isso que iremos falar.


Vamos começar com o risco  sistemático e risco não sistemático :

Risco Sistemático:  não é diversificável refere-se ao risco de colapso de todo um sistema financeiro ou mercado, com forte impacto sobre as taxas de juros, câmbio e os preços dos ativos em geral, e afetando amplamente a economia. A medida utilizada para medir o risco sistemático é o índice de mercado. 


Risco Não- Sistemático: inerente a própria empresa ou a um determinado setor. Ou seja, fatos que afetam apenas o ativo em questão ou o setor em questão. Ao contrario do risco sistemático é diversificável parcialmente ou totalmente diluído pela pratica de diversificação da carteira de investimentos.
Um exemplo disso seria uma greve no setor bancário ou quando os funcionários de uma única empresa fazem alguma paralisação ou, ainda, alguma mudança no padrão de consumo. A forma como é medido o risco não-sistemático é baseado no desvio-padrão dos retornos do papel em questão. A forma mais eficaz de se evitar o risco não-sistemático é através da diversificação de portfólio.









Fontes utilizadas : http://financas-em-foco.blogspot.com.br/2012/04/risco-sistematico-e-nao-sistematico.html

Um comentário: