SAI DAS DIVIDAS

05/10/2013

CPA 20 - Modulo 7 - Mensuração, Gestão de Performance e Risco II

Bem agora que vocês já sabem e o que é risco sistemático e o que é risco não sistemático , vamos falar dos risco derivados dos dois .


RISCO SISTEMÁTICO


  • Risco de mercado  É o risco associado à possibilidade de perda por oscilação nos preços de ativos diante das condições de mercado. Esse tipo de risco está relacionado às operações realizadas nos mercados de ações, câmbio, taxa de juros e commodities, que podem ser feitas diretamente através da compra e venda de ativos ou operações com derivativos, podendo resultar, inclusive, em perdas superiores ao investimento feito pelo cliente.
  • Ações: Perdas em função de oscilações imprevistas nos preços das ações presente em determinada carteira.
  • Commodities: Matéria prima como (petróleo , minerais, milho etc...) podem ter oscilações
  • Taxa de cambio : valorização e desvalorização de moeda.
  • Risco de mercado Externo: Investir em ativos no exterior e uma forma de aumentar o lucro de uma carteira , porem esses ativos incorre riscos como por exemplo: 
  • oscilações na taxa de cambio: uma abrupta oscilação na moeda (valorização ou desvalorização)
  • Mudanças no cenário macroeconômico mundial: Guerras , crise imobiliária ,(Crise Suprime) .


RISCO NÃO SISTEMÁTICO

Risco de Crédito: É o risco associado ao não cumprimento pelo tomador ou contraparte, de suas obrigações financeiras nos termos e prazos pactuados, gerando inadimplência ou atraso na liquidação de suas obrigações, resultando em perda financeira para a parte credora.

Obs. Todo o investimento em renda fixa possui um risco de credito , como por exemplo (CDB, Debentures e notas promissórias ) quanto maior o prazo maior sera o risco de credito.

Risco de Liquidez: É o risco associado à possibilidade de o cliente não possuir recursos financeiros suficientes em uma data prevista para honrar seus compromissos, em razão de descasamentos entre fluxos de pagamentos e de recebimentos seja por:
(a) dificuldade em negociar rapidamente ativos ou posições que possua, por falta de preços ou de liquidez de mercado;
(b) dificuldade para obter funding ou financiamento de sua posição de caixa e com isso manter suas obrigações financeiras adimplentes.
Para ambos os casos, o cliente estará sujeito a perdas financeiras.

Obs: Quando você tem dificuldades para vender algo incorre nele o risco de liquidez.







Nenhum comentário:

Postar um comentário