SAI DAS DIVIDAS

07/09/2010

CAMINHOS E ESCOLHAS SANTANDER

Santander lança Caminhos & Escolhas, plataforma interativa para apoiar os jovens na descoberta da vocação e na escolha da carreira

*                 Inovadora, promove experimentação por meio de oficinas, tour virtual, blogs, fóruns e chats com especialistas, tudo com acesso gratuito

*                Projeto foi desenvolvido com a participação de universitários, jovens profissionais, empreendedores, professores e especialistas para atender interesses e demandas das chamadas “gerações Y e Z”

São Paulo - O que um banco tem a ver com a escolha da carreira de jovens interessados em atuar nos mais variados setores da sociedade? Foi justamente considerando esta oportunidade de inovar que o Santander coloca no ar, no próximo dia 29 de abril, a plataforma Santander Caminhos & Escolhas(www.santander.com.br/caminhoseescolhas). Trata-se de uma rede colaborativa voltada principalmente para universitários e jovens profissionais, visando apoiá-los na descoberta da sua vocação e na escolha e desenvolvimento da carreira.
Concebida para atender às demandas e anseios das chamadas gerações Y e Z, habituada a interagir por meio da internet, a plataforma terá oficinas virtuais, em que os participantes poderão simular como é atuar em diversas áreas corporativas de um banco e responder através de enquetes que outros setores do mercado teriam interesse de experimentar. Também terá jogos de orientação de carreira, as Trilhas de Carreira, além de tour virtual nas áreas do banco, microblogs, fóruns e chats com especialistas. Os participantes poderão participar e sugerir comunidades sobre os temas relacionados seus sonhos e dilemas quanto a escolha profissional. O acesso é totalmente gratuito.
“Começamos a desenvolver este projeto há quase um ano, com a participação de universitários, jovens profissionais, empreendedores, professores e especialistas. Foi um processo de co-criação, em que fizemos questão de ouvir as necessidades, opiniões e interesses desta nova geração que, ao mesmo tempo, têm muitas dúvidas sobre que caminhos profissionais devem seguir”, conta Lilian Guimarães, vice-presidente executiva de Recursos Humanos do Santander.
“Pela plataforma Santander Caminhos & Escolhas, oferecemos aos jovens oportunidades para experimentação, reflexão e desenvolvimento profissional. É aberta para quem quiser participar, pois isso faz parte da proposta do Santander para a sociedade: queremos construir melhores perspectivas juntos, de forma sustentável”, acrescenta.
Com esta iniciativa, o banco propõe uma nova forma de se relacionar com este público, usando as ferramentas virtuais e a linguagem própria destas gerações. Aliás, o Grupo Santander Brasil, formado pelo Santander e pelo Banco Real, desenvolveu esta expertise com os próprios colaboradores. Dos 50 mil funcionários, mais de 20 mil são da geração Y, ou seja, nascidos a partir dos anos 80. Além disso, ferramentas interativas como blog, twitter e a comunidade virtual interna, chamada Círculo Colaborativo, fazem parte do dia a dia da comunicação da instituição.
“A plataforma Santander Caminhos & Escolhas é uma proposta inédita no mercado, que considera os interesses profissionais individuais dos participantes, mesmo que eles não tenham o objetivo de trabalhar no mercado financeiro. O espaço oferece um conteúdo rico que abrange desde artigos até a interação com especialistas para orientação de carreira, que os jovens poderão aproveitar independentemente de onde decidam trabalhar”, afirma Paula Giannetti, superintendente de Recursos Humanos e coordenadora do projeto.
A executiva exemplifica com uma das oficinas já disponíveis: a de Risco de Crédito Corporate (grandes corporações). “Nesta oficina, os jovens poderão conhecer como funciona esta área em uma instituição financeira e simular o trabalho, ou seja, fazer planejamento, análises, ações voltadas para os clientes etc, por meio da experimentação online. Cada oficina tem, em média, 30 minutos de duração”, descreve Paula.
Novas oficinas e atividades farão parte do projeto ao longo do ano e os jovens poderão contribuir com a criação destas novas interações a partir de enquetes. Além disso, em cada interação dos participantes com a plataforma, eles acumularão “milhas”, que poderão ser utilizadas nas novidades que serão introduzidas pelo banco.
O Santander não terá acesso ao conteúdo gerado pelos participantes durante as simulações. Saberá apenas quais ferramentas estão sendo acessadas pelos usuários cadastrados.

Sobre o Grupo Santander Brasil*
            O Grupo Santander Brasil, que reúne os Bancos Santander e Real, em dezembro de 2009 contava com ativos totais de R$ 316 bilhões, R$ 242 bilhões de captações totais – R$ 144 bilhões em captações de clientes e R$ 98 bilhões em fundos de investimentos, mais de 22 milhões de clientes e mais de 10 milhões de correntistas ativos. A rede de atendimento é composta de 3.593 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Sobre o Grupo Santander no mundo
            Com mais de 150 anos de atuação, o Grupo Santander, sediado em Madri, na Espanha, está entre as maiores instituições financeiras do mundo por capitalização em bolsa. Originário da cidade de Santander, na província de Cantábria, atua em muitos países e possui grande diversificação geográfica. Em dezembro de 2009, mantinha 13.660 agências, em torno de 170 mil funcionários, cerca de 90 milhões de clientes, mais de 3 milhões  de  acionistas  e  volume  de  recursos administrados   de    1.794, 2  bilhões de dólares. O lucro líquido em 2009 alcançou 12,4 bilhões de dólares.
*Números em IFRS
Grupo Santander Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário