SAI DAS DIVIDAS

06/09/2010

Instituições Auxiliares do Sistema Financeiro Nacional

Instituições Auxiliares do Sistema Financeiro Nacional



Bolsa de Valores - Bovespa



Características de uma Bolsa de Valores

Os movimentos dos preços no mercado ou em uma seção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores.

Os preços das ações servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.

A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações.

OBS: Ela é uma entidade auto-reguladora que opera com supervisão da CVM.



Atual no Local três categoria de agente:



- Corretoras : Corretora de Valores é uma pessoa jurídica auxiliar do Sistema Financeiro Nacional que intermedia a compra e venda de títulos financeiros para seus clientes.



- Empresas Listadas



- Investidores






Bolsa de Mercadorias e Futuros – BM&F – (Derivativos)



São negociados contratos de mercadorias (principalmente commodities) e derivativos, a vista ou para pagamento futuro. Localizava-se na cidade de São Paulo, e opera principalmente com taxa de câmbio, taxa de juros, café, açúcar, soja, gado bovino, milho e ouro.



É uma sociedade mercantil criada por empresas, corretoras de valores e bancos em geral. Mas, diferentemente da Bovespa, não negocia ativos mercantis societários (ações).



Obs: Contrato de derivativos são valores mobiliarios . A BM&F esta hierarquicamente ligada a CVM (Comissao de valores Mobiliarios) , Porem tais contratos são regulamentados tentao pela CVM como banco central do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário